*Postagens POPULARES*

quarta-feira, 3 de maio de 2017

[Curiosidades] Como surgiu o pão de queijo mineiro

O nosso queridinho Pão de Queijo tem origem incerta, mas especula-se que a receita surgiu no século XVIII.

Acredita-se que a farinha de trigo chegava a Portugal com uma baixa qualidade e imprópria para o consumo, assim a população optava por fazer suas receitas usando a farinha de mandioca, ou seja, o polvilho.

O Pão de Queijo é reconhecido como uma receita típica brasileira do estado de Minas Gerais, que também é muito conhecido pela sua produção de leite e derivados, aderindo a economia de produtos, a população do estado acabou aderindo a criação de uma receita usando o polvilho e os queijos que sobravam e ficavam duros para o consumo, criando um pão macio e com um forte gosto de queijo.

Alguns países da América Latina possuem pães com receitas semelhantes à do pão de queijo mineiro, na Colômbia o produto é chamado de pan de Bono que tem um formato achatado. O Paraguai e Argentina também possuem um pão com receita bem semelhante, a Chipa que possui formato de “U”. No Equador, existe o “pan de yuca”, que tem o mesmo formato do nosso pão de queijo brasileiro, lá é tradição comer o pan de yuca acompanhado de iogurte.
Outros países da Ásia, Europa e America do Norte não possuem a tradição do pão de quejo, mas algumas empresas do Brasil já estão exportando a receita brasileira.

Bem, agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o Pão de Queijo, deu até aquela vontade de comer um e tomar um cafezinho não é mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário