*Postagens POPULARES*

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Hortaliças [Cura pela Natureza]

Caro leitor;
Você sabe o que são hortaliças? Leia nossa matéria e fique por dentro ;)



Hortaliças são assim genericamente denominadas as verduras, os tubérculos, as raízes e as leguminosas, ou seja, o que são cultivados em hortas.

Mas qual a importância delas na nossa alimentação? 
Elas são fontes de proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, gordura, carboidratos, vitaminas, sais minerais e água, devido a composição variada de capa grupo.

E qual é a diferença entre verduras e legumes?
Verduras são hortaliças verdes e folhudas. Legumes são os demais: cenoura, rabanete, cebola entre outros.

Quais os tipos de hortaliças?
>Flor: alcachofra, brócolis e couve-flor
>Fruto: abóbora, berinjela, chuchu, ervilha de grão, jiló, maxixe, moranga, pimentão, pepino, quiabo e tomate
>Legume: ervilha e feijão-vagem
>Raíz: batata-doce, beterraba, cenoura, mandioquinha, mandioca, nabo e rabanete
>Tubérculo: batata, cará e inhame
>Bulbo: cebola
>Haste: aspargo

Quais são os cuidados que devemos ter ao consumir verduras cruas?
Lavar bastante com água corrente, deixar de molho durante 20 minutos numa vasilha com água filtrada ou fervida misturada com água sanitária (uma colher de sopa - existem produtos próprios em supermercados). Enxaguar bastante, usando água filtrada ou fervida.

As hortaliças tem ação terapêutica?
Sim, mas com restrições e, apenas, como auxiliar de tratamento médico.  NUNCA se deve deixar de consultar o Médico ou terapeuta qualificado, pois cada pessoa reage de maneira diferente diante de cada situação específica.

Separamos algumas hortaliças que são bastante comuns em nossa mesa brasileira, para que você conheça um pouco mais a respeito e anote algumas dicas:


BRÓCOLIS



TIPOS:Existem dois tipos de brócolis: o ramoso e o formador de cabeça única. O primeiro, que é mais comum, é vendido em maços, já o brócolis de cabeça única é comercializado em unidades, como a couve-flor. Um exemplo do brócolis de cabeça é o chamado "Brócolis Ninja" que não tem folhas.
ORIGEM: Os brócolis, também conhecidos como brócolos, pertencem à mesma família da couve. É uma hortaliça originária da Itália e passou a ser conhecida no mundo todo, depois da emigração italiana no começo do século XX – há uma espécie de brócolis roxos, conhecida como brócolis-italianos.
COMPOSIÇÃO:Em 100 gramas, há: Fibras, 1,5g; Proteínas: 3,3g; Cálcio: 400mg; Fósforo: 70mg; Ferro: 15mg; Sódio: 41,7mg; Potássio: 255,2mg; e mais: Vitamina A; Vitamina C (que se perde durante o cozimento); Vitamina E; Ácido Fólico; Selênio; Zinco; Fibras.
VALOR ENERGÉTICO:100 gramas de brócolis cru, fornecem 37 calorias. Cozido: 36 calorias
MODO DE CONSUMO: Ao cozinhar coloque o brócolis em pouca água fervente com sal, e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento. Procure lavar com muito cuidado, removendo as impurezas. Pode ser consumido puro ou como guarnição de outros pratos.



REPOLHO


TIPOS: Pode ser encontrado nas seguintes variedades e tipos: - Branco, mais comum; - Verde ou repolho-crespo; - Roxo. Podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da mais macia até a mais dura.
ORIGEM: É um dos alimentos mais antigos utilizados pelo homem, pois há referências ao seu uso desde o período neolítico, que vai desde 5000 a 2500 a.C. Faz parte da mesma família da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto.
COMPOSIÇÃO: É rico em: fibras; sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre); vitaminas A, do complexo B, C.
VALOR ENERGÉTICO: à 100 gramas de repolho cru, fornecem cerca de 25 calorias.
MODO DE CONSUMO: O repolho pode ser usado em saladas, sopas, ensopados e refogados, além de outras opções, tais como na culinária oriental – caso do “charuto árabe” , quando é recheado com carne, cebola e outros temperos. Pode ser consumido cru ou cozido, mas o ideal é que seja cru, porque é menos indigesto e provoca menos gases e, além disso, há maior aproveitamento da Vitamina C nele contida

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: 
Contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Diminui o risco de doenças do coração, derrame e ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ajudar na cicatrização de úlceras pépticas. Mas pode causar distensão abdominal e flatulência, desprende um odor forte e desagradável de enxofre, durante o cozimento e ao expelir gases intestinais.



RÚCULA



TIPOS:
ORIGEM: Hortaliça originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, a rúcula é uma planta de sabor picante, também conhecida como pichão, e é muito consumida na Itália.
COMPOSIÇÃO: É semelhante a da mostarda, já abordada nesta série: - Rica em proteínas; - Vitaminas A e C; - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Potássio; - Sódio; - Manganês e Magnésio.
VALOR ENERGÉTICO: 100 gramas de rúcula crua fornecem 19 calorias
MODO DE CONSUMO:É um excelente equilíbrio para as refeições mais pesadas. As formas de preparo podem ser: crua, em saladas; refogada; recheio de pizzas ou, como sempre, conforme a criatividade e o gosto pessoal de cada pessoa.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Ajuda no funcionamento do intestino, atuando como antiinflamatório nas colites.


SALSA

ORIGEM: Europa, mas já era cultivada desde os tempos dos romanos, em hortas residenciais.
COMPOSIÇÃO: É muito rica em: - Pro-vitamina A (Beta-caroteno), Vitamina C e Vitaminas do Complexo B; Sais Minerais:. Cálcio, Potássio, Fósforo, Enxofre, Magnésio e Ferro.
VALOR ENERGÉTICO: 100 gramas, fornecem 43 calorias.
MODO DE CONSUMO: As folhas, as raízes e as sementes da salsa, compõem diversos pratos, além de enfeitá-los. Muito usada em: sopas, molhos, feijões, carnes, legumes, peixes, saladas, farofas, patês, pastas, etc.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
A salsa é excelente para os rins, pois evita a formação de pedras; é um diurético natural, acalma os nervos, ajuda a fazer a digestão, melhora a pele, purifica o hálito.



BATATA

TIPOS: - Batata comum (ou Inglesa); - Batata Baroa (ou mandioquinha); - Batata Doce.





1. BATATA COMUM ou INGLESA 
ORIGEM:Embora seja conhecida no Brasil como “Inglesa”, a batata comum é cultivada há séculos, na região da Cordilheira dos Andes, pelas
tribos indígenas locais, graças ao tipo de solo peculiar. Somente no século 16, foi levada para a Europa pelos colonizadores espanhóis, mas ficou conhecida e
passou a ser aceita como alimento, graças ao botânico francês, Antoine Augustine Parmentier, que, em 1769, descobriu os seus valores nutritivos, pois, até então,
era considerada, apenas, uma planta ornamental. A consolidação da sua preferência, deu-se quando o rei francês Luís 16 a impôs como alimento substituto do trigo,
que ficou muito escasso na ocasião. A Inglaterra também a adotou, passando a usá-la como acompanhamento de pratos mais consistentes, como carnes e peixes (daí,
talvez, o motivo pelo qual se tenha confundido aqui a batata comum como sendo de origem inglesa), mas, durante um largo espaço de tempo, os europeus usavam a batata
apenas para alimentar os animais. Hoje em dia, a Europa é onde mais se planta e se consome a batata, sendo que, em muitos países daquele continente, onde não há
condições climáticas ideais para o cultivo de frutas, usa-se a batata como grande fonte de vitamina C.
COMPOSIÇÃO: Em 100g, encontramos: - Proteínas: 1,80g; - Fósforo: 69 mg; - Cálcio: 9 mg; - Ferro: 1 mg; - Sódio: 47,4 mg; - Potássio: 394,4 mg; - Fibras: 10,9 g; - Contém ainda: - Carboidratos; - Amido; - Vitaminas do grupo B; - Vitamina C; - Ácidofólico; - Enxofre; - Magnésio; - Zinco.
VALOR ENERGÉTICO: Cozida = 75 calorias; Frita = 275
MODO DE CONSUMO: As batatas podem ser cosumidas de diversas formas. A casca dela é comestível, quando preparada com a casca eprde menos nutrientes. As formas mais comuns de preparo são: -Batata cozida; -Batata assada; -Purê de batata e Saladas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
- Dores de Cabeça: Evidentemente, é importantíssimo descobrir a causa dessas dores, pois de nada adianta eliminar os efeitos somente, se a causa persiste. Como medida paliativa, porém, pode-se colocar rodelas de batata crua sobre a testa, por exemplo;
- Irritações da pele, picadas de insetos: Usar batata crua ralada sobre o local atingido;
- Irritações do estômago e dos intestinos: Tomar suco de batata crua, em jejum, eventualmente, ajuda a combater esses males;
- Câimbras das gestantes → Comer batatas cozidas, ajuda a eliminar esse mal-estar, devido ao potássio contido nelas;
- Olheiras à Colocar rodelas de batata crua em cima das pálpebras, durante, pelo menos, 15 minutos;
- Doenças renais à Algumas dessas doenças podem ser aliviadas, através da ingestão de batatas, graças ao alto teor de potássio que possuem – além do efeito diurético, mantém equilibrado o pH do organismo (potencial Hidrogeniônico: regula o binômio ácido/base, do corpo)


2. BATATA Baroa ou Mandioquinha
ORIGEM: Região da Cordilheira dos Andes – Da mesma família da cenoura.
COMPOSIÇÃO: Comparando-se com os outros tipos de batata, é mais rica em Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, Betacaroteno (pró-Vitamina A), Vitaminas do Complexo B (principalmente, Niacina), Vitamina C (que se perde, em parte, no cozimento) e amido (daí o seu grande valor energético, indicada para pessoas em convalescença, bem como para idosos e crianças).
VALOR ENERGÉTICO: 100 gramas = 110 calorias; Cozida = 125 calorias
MODO DE CONSUMO: Em sopas, ensopados, cremes, papinhas, caldos, como também na forma de pães, purês, suflês, nhoques, bolos, sucos e as folhas, em saladas ou para alimentação de animais, principalmente coelhos e bovinos. Algumas pessoas a rejeitam, alegando gosto enjoativo, por ser ligeiramente doce.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
- Mantém a saúde da pele; - Sistema nervoso e aparelho digestivo (graças à Niacina); - Assim como promove razoável ação diurética.


2. BATATA DOCE
ORIGEM: Nasceu na América do Sul e foi levada para a África pelos portugueses
COMPOSIÇÃO: Idêntica a da batata comum (ou inglesa), já vista anteriormente, porém com maior teor de Betacaroteno (provitamina A) – 7 mil Unidades, contra 40 da batata comum; - Carboidratos; - Sais Minerais (Ferro, Cálcio, Fósforo, Potássio) . As folhas contêm: Betacaroteno, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B.
VALOR ENERGÉTICO: 100 gramas de batata doce cozida, fornecem 120 calorias.
MODO DE CONSUMO: Cozinha-se com a pele (ou casca), em panela com tampa, a fim de aproveitar ao máximo os nutrientes; outra forma altamente válida de preparo, é através do processo do vapor.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
- É indicada no tratamento de cegueira noturna, - Para seborréia do couro cabeludo e em infecções das vias respiratórias. - Pelo seu conteúdo de betacaroteno, previne doenças cardíacas, derrame e diversos cânceres A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. - As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. - Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.


CEBOLA



TIPOS:Varia em função da coloração, podendo ser: amarela; roxa (que é mais adocicada); branca, e em relação à forma: redonda, pêra ou achatada.
ORIGEM:Cultivada, desde tempos antigos, na China, Índia, Grécia, Itália e Egito,esta hortaliça migrou para a Pérsia, daí para a África e para a Europa, de onde foi trazida para as Américas pelos colonizadores. No Brasil, começou a ser cultivada no sul, sendo, gradativamente, nas demais regiões, inclusive no nordeste.
COMPOSIÇÃO:Cada 100 gramas contém, aproximadamente: - Proteínas = 1,3g; - Lipídios = 0,2g; - Cálcio = 25mg; - Fósforo = 33 mg; - Ferro = 0,3 mg; - Sódio = 6mg. A cebola é rica em: Ácido Fólico; - Vitamina C, Vitaminas do Complexo B, Cloro, Magnésio, Potássio, Enxofre. Contém também pequenas porções de: Zinco, Ferro e Cobre.
VALOR ENERGÉTICO:Em 100 gramas, cerca de 35 calorias.
MODO DE CONSUMO:Como condimento: Realça bastante o sabor no preparo dos pratos; Saladas e entradas, sopas e caldos, patês,pães, biscoitos, a milanesa, assada com casca no espeto, pastéis, recheada, fritas, tortas, no forno ou em bolinhos.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
- Desde que ingerida crua, pois o cozimento, impede a ação benéfica, que ocorre nos seguintes casos:
- Algumas infecções do aparelho digestivo: distúrbios do estômago, prisão de ventre, etc.;
- Diminuição do nível de glicose no sangue;
- Regula o mau colesterol;
- Redução da hipertensão;
- Arteriosclerose;
- Falta de apetite;
- O caldo de cebolas fervido, adicionado com mel, é eficaz contra resfriado, gripe, tosse, bronquite e asma;
- Aumento da diurese;
- Diminui as hemorragias nasais, quando colocada, crua, sob o nariz.
- O suco é muito eficiente nas picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral, quando usado no local da picada;
- Prevenção do enfarte;
- Redução dos efeitos da osteoporose.


Gostou da matéria?
Escreva pra gente! ;)

Fonte: http://www.portohortifruti.com.br